Lançamento do Projeto “Dar Voz aos Livros” na Biblioteca Escolar
Ontem, dia 10 de dezembro, um dia particularmente significativo por coincidir com o Dia dos Direitos Humanos, foi assinalado o lançamento do projeto Dar Voz aos Livros, na nossa biblioteca escolar. Este projeto teve como convidados de honra os dinamizadores do projeto “Contarolar Histórias”, Ana Isabel Carvalho e José Ilídio Torres. A atividade foi iniciada com a música “Pintar o Mundo” com a doce voz dos alunos do 6.º F, orientados pela professora Lurdes Granja, e a envolvente coreografia preparada para o momento.
O projeto Dar Voz aos Livros visa a gravação de textos literários que serão abordados em sala de aula, com o intuito de tornar a literatura acessível a todos os alunos, independentemente das suas limitações. Acreditamos que, ao dar voz aos livros, abrimos portas para um vasto universo de conhecimento e imaginação, permitindo que todos possam mergulhar na magia da leitura, tornando-a mais inclusiva e envolvente.
O lançamento deste projeto teve um momento especialmente tocante e emocionante, quando os nossos convidados, com a colaboração dos alunos, proporcionaram uma experiência única. De olhos vendados, os alunos ouviram a leitura da obra O Livro Negro das Cores, que, gravada com a encantadora voz de José Ilídio Torres, e acompanhada pela extraordinária interpretação de Ana Isabel Carvalho, levou todos os presentes a sentir profundamente cada palavra, cada frase, e a viver a história de uma forma intensa e imersiva.
Iniciativas desta natureza são fundamentais para cultivar a empatia, a compreensão e o gosto pela literatura, fomentando, ao mesmo tempo, um ambiente de partilha e de valorização das diferentes formas de acesso à cultura.